Favoritos Página Principal E-mail
 

Flamengo sonha em competir com europeus

O Flamengo não esconde a obsessão no programa de sócio-torcedor do Benfica. Uma comitiva esteve recentemente em Portugal para estudar o projeto e adequar os principais pontos ao Nação Rubro-Negra. A meta é competir com os clubes europeus e aumentar rapidamente o número de adesões.

Atualmente, o Flamengo conta com 52.306 sócios-torcedores (número até o fechamento da matéria). O Benfica lidera o ranking mundial com 235 mil e virou referência para a administração. No Brasil, a ponta é ocupada pelo Internacional - pouco mais de 127 mil sócios.

Ao lado do presidente Eduardo Bandeira de Mello e do diretor geral Fred Luz, o diretor de marketing Bruno Spindel participou das reuniões com os portugueses e voltou ao país confiante no crescimento do setor.

"É difícil precisar em quanto tempo. Mas em pouco mais de um ano ultrapassamos 60 mil sócios e oscilamos naturalmente. O caminho dos sonhos passa pelo programa de sócio-torcedor. O objetivo é fazer o Flamengo competir em orçamento com os clubes europeus. Queremos isso o mais rápido possível. Chegar ao número de sócios do Benfica é um sonho e uma meta", afirmou Spindel.

"Aprendemos que o segredo do Benfica foi fazer o torcedor entender que o programa de sócios é o canal mais importante de relacionamento com o clube. Eles comunicam isso há bastante tempo. Percorremos agora a estrada que os portugueses já atravessaram. O crescimento do futebol está diretamente ligado a isso. Só teremos um carro-chefe forte assim. Não dá para separar uma coisa da outra", completou.

Segundo o diretor de marketing, o programa de sócio-torcedor é a segunda principal receita do atual Flamengo e fica atrás apenas da cota de TV. Uma espécie de parceria foi idealizada com os portugueses para trocar experiências sobre o tema.

"O Benfica teve o mesmo processo de profissionalização e resgate da credibilidade. O torcedor deles entendeu isso. A torcida foi importante lá e também será aqui. Estamos no caminho certo. Vamos criar benefícios, descontos e experiências para ampliar as adesões ao programa. A meta é crescer a rede de descontos e melhorar a qualidade do serviço. Não vamos demorar em obter um crescimento considerável no número de sócios", encerrou Bruno Spindel.

O Flamengo planeja arrecadar R$ 37 milhões com o programa de sócio-torcedor em 2015. O orçamento foi aprovado pelo Conselho de Administração. Apesar de ainda considerado tímido pelos dirigentes, o crescimento é visto como um passo fundamental do projeto nos corredores da Gávea.


Fonte: UOL Esporte


COMENTÁRIOS




Voltar | Topo | Home
  Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting