Favoritos Página Principal E-mail
 

Geração 2000: Fla aposta em garotos do sub-15

A dificuldade em apresentar bons valores nos profissionais tem pesado contra as categorias de base do Flamengo. Mesmo com resultados positivos nos últimos anos, como a conquista da Copa São Paulo em 2011 e finais de Copa do Brasil, o clube não viu a transformação em material humano para o elenco principal.

No entanto, uma geração de jogadores nascida em 2000 promete mudar essa rotina rubro-negra. Com até seis convocados para a seleção brasileira sub-15, que disputa o Sul-Americano da categoria no ano que vem, e despertando o assédio de outros clubes, os resultados estão indo além das conquistas.

Neste domingo, o Flamengo chegou à final de mais um torneio na categoria sub-15, mas perdeu para o Corinthians nos pênaltis na BH Cup, repetindo a decisão da Copa da Amizade em setembro deste ano. O resultado foi positivo para o trabalho do clube, mesmo sem os seis jogadores convocados para a Seleção. Inclusive, houve o confronto entre Flamengo e Brasil, com vitória rubro-negra nas cobranças de pênaltis nas quartas de final. Coordenador das categorias de base, Carlos Noval ainda vai além.

- Nem vejo como sopro de esperança. Fizemos uma reestruturação e de 1998 para baixo temos excelentes equipes disputando campeonatos nacionais de igual para igual. Nos juniores, também temos bons jogadores e precisamos trabalhar mais na captação. Ano que vem promete ser bem equilibrado - afirmou.

Na categoria sub-15, são mais de 40 jogadores à disposição. No entanto, o monitoramento desse trabalho vai de 1998 a 2003, com jogadores de 11 a 16 anos. A esperança no surgimento de valores de alto nível é grande diante do cenário atual.

- Esse é um trabalho que vem sendo feito de 2010 para cá, com forte captação lá embaixo, desde o futsal, fazendo seletivas, com times montados desde o mirim - explicou o coordenador.

Apesar do assédio, a confiança nos jovens que iniciam o processo é grande. Os seis jogadores convocados para a seleção brasileira foram Patrick, Athirson, Wesley, Leandro, Lincoln e Vinícius, considerado a grande promessa desse grupo.

- Temos o contrato de formação da Lei Pelé. Lógico que tem assédio. É normal. Mas está tudo muito bem trabalho na cabeça dos meninos, as coisas estão fluindo bem. Não são só os seis jogadores da Seleção - garantiu Noval.

Atualmente, o Flamengo teve apenas dois titulares revelados pelo clube encerrando 2014 como titular: o goleiro Paulo Victor e o atacante Nixon. O zagueiro Samir e o volante Luiz Antonio são outros nomes consistentes do grupo principal.


Fonte: Globo Esporte


COMENTÁRIOS




Voltar | Topo | Home
  Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting