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Uniforme da discórdia

Domingão. Corinthians e Flamengo no Pacaembu. As duas maiores torcidas do Brasil envolvidas no jogo entre o alvinegro paulista e azul-amarelo carioca. Azul-amarelo? O manto rubro-negro foi deixado de lado desta vez e o terceiro uniforme foi utilizado para satisfação dos modernistas e "desgosto profundo" dos tradicionalistas. Mas qual a gravidade desta situação?

Recentemente, diversos clubes têm adotado a estratégia de lançar um terceiro uniforme. As mais diversas opções já tiveram sua oportunidade de ir para as vitrines das lojas. Seja com cores similares as tradicionais dos clubes ou mudanças radicais tanto na forma como na coloração. E este segundo caso é que sempre provoca maior repercussão.

O Flamengo já teve experiências anteriores com terceiros uniformes. Lançou uniformes inspirados na Papagaio de Vintém, modelos com predominância das cores vermelha ou preta e até uma camisa com as cores azul, amarelo, vermelho e preto (http://www.flamengo.com.br/flapedia/Uniforme_03_-_1995B). Os modelos com as cores tradicionais do clube não levantam maiores discussões e são, em sua maioria, bem recebidos. Mas basta mudar uma cor que está armada a confusão.

O tetra colorido modelo de 1995 não teve uma repercussão muito grande pela divulgação (que foi mínima) e pelo veto do conselho deliberativo no uso em jogos. Já o modelo azul-amarelo lançado pela Olympikus neste ano está dando pano pra manga. Erros ocorrem desde a concepção até a chegada ao consumidor, passando pelo seu lançamento.

O objetivo de lançar um terceiro uniforme é meramente comercial. Vender camisa. Qualquer outro motivo é secundário, como homenagens e afins. Logo, o conservadorismo é algo que não combina com este pensamento mercantil. Não existe a intenção de mudar as cores do clube ou mexer com qualquer simbolismo do clube. Este foi o erro da concepção e o que não ficou claro ao consumidor.

O lançamento veio rodeado de desculpas como a inspiração histórica das cores e uma emenda pior que o soneto de nossa presidente. Usar o uniforme para torcer pelo Brasil na Copa? Ok, válido. Mas o flamenguista precisa de motivo para comprar uma camisa do Flamengo? Este foi o erro do lançamento.

Limitar a criatividade por questões burocráticas e sempre ter uma inspiração histórica para justificar suas escolhas podem gerar aberrações. As preocupações devem ser simplesmente o bonito e o bom gosto. Bonito pra vender. Bom gosto pra não ser ofensivo aos olhos. E isto já é uma baita restrição. subjetivos que são, cabe a cada um fazer a sua escolha. Você gosta do uniforme azul e amarelo?

Por Marcus Kimura, engenheiro de computação


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