Favoritos Página Principal E-mail
 

Agentes analisam melhor vitrine para Dudu

O mercado do futebol brasileiro tem um "queridinho" neste fim de 2014. Trata-se do atacante Dudu. Destaque do Grêmio no último Campeonato Brasileiro, ele é cobiçado por outros quatro clubes: Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo. Também é considerado uma joia por seus representantes, que veem na definição do seu futuro a chance de uma cartada certeira para levá-lo à seleção brasileira e colocá-lo na vitrine para um retorno ao futebol europeu.

Dudu tem 22 anos e pertence ao Dínamo de Kiev, que pede 6 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) para negociá-lo. Um novo empréstimo está descartado. Sua carreira é agenciada pelo pai, Giba Brasil, e pela OTB Sports, cujo sócio mais atuante no caso é o empresário Bruno Paiva. Por tratar-se de um atleta ainda jovem, o staff deseja colocá-lo numa vitrine, para ser visto por Dunga, técnico da Seleção, e por centros europeus mais tradicionais que a Ucrânia.

Uma das estratégias para reduzir o valor pedido pelo Dínamo é tentar a compra de apenas uma porcentagem de seus direitos econômicos. Dessa forma, o clube ucraniano teria participação numa futura venda de Dudu. Seus representantes trabalham com a informação de que o Grêmio não vai exercer a prioridade de compra, cujo prazo se encerra na próxima segunda-feira.

Luiz Felipe Scolari gostaria muito de contar com o jogador no ano que vem, mas a ausência na Taça Libertadores atrapalhou suas pretensões. A competição é uma das vitrines que tanto o Dínamo quanto os empresários buscam para Dudu. Ponto para São Paulo e Internacional, já classificados à fase de grupos, e Corinthians, que disputará a primeira fase.

Ao longo da última semana, a OTB confirmou que teve um encontro com dirigentes do Internacional, mas não citou o nome de Dudu. Na verdade, o comunicado serviu para negar que houvesse tratativas pelo peruano Paolo Guerrero, do Corinthians, outro cliente da empresa.

O pai de Dudu, Giba Brasil, cuida da carreira do filho desde as categorias de base. A OTB só se tornou sua parceira no empréstimo do jogador do Dínamo para o Grêmio. Giba esteve em São Paulo nos últimos dias, mas afirma que também tratou de outros assuntos.

- O atleta custa 6 milhões de euros. Ele não quer voltar para Kiev. Vamos ver o clube que der uma boa condição de trabalho a ele e que tenha poder de compra. Gostaria de definir rapidamente porque tem a pré-temporada vindo aí - afirmou Giba, sem revelar se há algum interessado mais próximo de contratar seu filho.

Alvo principal do mercado neste momento, Dudu é atacante, mas está longe de ser artilheiro. No Brasileirão, fez apenas três gols. Mas o número de jogos impressiona: foram 35 dos 38 disputados pelo Grêmio, dos quais foi substituído somente sete vezes.

O jovem costuma atuar pelos lados do campo, o que também ajuda a explicar o baixo número de gols. É daqueles baixinhos (1,67m), rápidos, dribladores, que vão à linha de fundo e ajudam a marcar o lateral adversário. No Campeonato Brasileiro, o atacante fez 59 desarmes, mais do que as 44 finalizações. As jogadas de linha de fundo indicam versatilidade: também foram 44, só que 23 pela esquerda e 21 pelo lado direito. Sinal de que seu futuro técnico poderá escalá-lo em qualquer um dos lados do campo.

Enquanto o pai e os empresários decidem qual será a cor de sua próxima camisa, Dudu curte as férias na Praia do Forte, na Bahia, e recebe, nas redes sociais, pedidos de torcedores para que reforcem seus times em 2015. Os gremistas pedem, também,que ele não se transfira para o Internacional, maior rival.

Nas negociações, seu staff faz questão de ressaltar que a fama de "problemático" ficou para trás. Aos 22 anos, ele já tem dois filhos. A maior polêmica envolvendo seu nome ocorreu em janeiro de 2013, quando o atacante foi detido em Goiânia, acusado de agredir a esposa. Na época, ele disse que foi um "mal-entendido".

Dudu também tem no currículo uma passagem pela seleção brasileira. Em 2011, indicado por Ney Franco, que trabalhava nas categorias de base da CBF, teve chance em dois amistosos sob comando do técnico Mano Menezes.


Fonte: Globo Esporte


COMENTÁRIOS




Voltar | Topo | Home
  Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting