Favoritos Página Principal E-mail

GRANDES ÍDOLOS DA HISTÓRIA DO FLAMENGO


LEÔNIDAS
 
Nome: Leônidas da Silva
 
Data de nascimento: 06/09/1913
Local de nascimento: Rio de Janeiro-RJ
Posição: Atacante
Período no Flamengo: 1936-1941
Títulos: Campeonato Carioca (1939)
Estréia: 18/07/36 - Flamengo 2x4 América-MG
Despedida: 01/02/41 - C. Rosário 7x0 Flamengo
Jogos pelo Flamengo: 149
Gols pelo Flamengo: 153

Descrição: "Leônidas era um mágico do futebol", disse o jornalista Mário Filho. E com toda a razão, o "Diamante Negro", nome imortalizado em um chocolate vendido até hoje, é um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. Leônidas da Silva, também conhecido como "Homem Borracha", devido a sua elasticidade em campo, e inventor da bicicleta, era capaz de criar grandes jogadas e produzir momentos inesquecíveis aos que o assistiam.
O craque foi um dos motivos para a meteórica popularização do Flamengo. Chegou ao Rubro-Negro em 1936 contratado junto ao Botafogo quebrando um tabu no clube que não tinha muitos negros.
Nascido em São Cristóvão zona norte do Rio de Janeiro, Leônidas começou sua carreira no Sírio e Libanês, passou pelo Bangu e chegou até a atuar pelo Peñarol do Uruguai. De lá foi para o Vasco e depois para o Botafogo, porém foi no Fla que ele se consagrou. Foi artilheiro dos cariocas de 1938 e 1940, e principal jogador na campanha do título de 39 - que pôs fim a um jejum de nove anos sem título para o clube da Gávea.

 



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
www.000webhost.com