Favoritos Página Principal E-mail

GRANDES ÍDOLOS DA HISTÓRIA DO FLAMENGO


BIGUÁ
 
Nome: Moacir Cordeiro
 
Data de nascimento: 22/03/1921
Local de nascimento: Irati-PR
Posição: Lateral-direito
Período no Flamengo: 1941-1953
Títulos: Campeonato Carioca (1942, 1943, 1944 e 1953)
Estréia: 26/10/41 - Flamengo 2x0 Madureira
Despedida: 16/07/53 - AtléticoMG 1x0 Flamengo
Jogos pelo Flamengo: 390
Gols pelo Flamengo: 7

Descrição: Moacir Cordeiro, mais conhecido como Biguá, chegou à Gávea em 1941. No início, ficou meio constrangido no meio de tantos craques - Zizinho, Pirillo, Vevé, Domingos da Guia. Mas em pouco tempo ganhou a vaga de titular, conquistando os jogadores e a torcida com sua garra e simpatia. Paranaense de Irati, Biguá chegou rápido ao estrelato, mas teve uma carreira curta para o que ainda poderia render.
Revelou-se no infantil do Atlético-PR e, mal assinou o primeiro contrato no Água Verde, foi para o Rio de Janeiro. Ao lado de todos aqueles astros, ganhou o primeiro tricampeonato do Fla.
Além de eficiente na marcação, Biguá tornou-se um dos precursores dos laterais modernos, nisso de apoiar o ataque. Houve partidas em que chegou a atuar na ponta-direita. Se lhe faltava altura, sobrava uma elasticidade fora do comum, além de uma perfeita colocação. Parecia que cada jogo era o último, lutava como um alucinado. Com Modesto Bria e Jaime de Almeida, formou uma das linhas médias mais eficientes do futebol brasileiro.
Fora do Flamengo sua estrela também brilhou. Foi assim na Seleção Carioca (1943 e 1944) e na Seleção Brasileira, que conquistou o Sul-Americano em Santiago.

 



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
www.000webhost.com