Favoritos Página Principal E-mail
 

Hora de decisões

O Flamengo entrou num período em que decidirá o seu destino neste 1º semestre. Desde a semana passada tem disputado apenas jogos decisivos. Começou com a grande vitória sobre o Emelec no Equador, que nos deixou vivos na Libertadores. Foi a primeira atuação convincente do time de Jayme de Almeida na competição sul-americana, premiada com o gol de Paulinho no final do jogo. Este resultado não fez tanta diferença em relação às chances de classificação (o importante era não perder), Mas nos dá a possibilidade de terminar na primeira colocação do grupo e jogar a segunda partida das oitavas-de-final no Maracanã.

No último domingo foi a vez de iniciar a decisão do Campeonato Carioca. Repleto de desfalques, o Flamengo praticamente não entrou em campo no 1º tempo, sendo totalmente dominado pelo Vasco. Em momento algum conseguiu furar a forte marcação do rival e sequer chutou uma bola no gol. No 2º tempo o time melhorou bastante, e dominou de vez as ações após a expulsão de Everton Costa. Chegou logo em seguida ao empate, novamente com Paulinho, o melhor do time nos últimos jogos. Mesmo superior, o Flamengo acabou diminuindo o ritmo e perdeu a oportunidade de vencer o jogo e ampliar a vantagem.

Levando em consideração que o Vasco terá a semana toda apenas treinando, enquanto o Mengão terá que disputar outra desgastante decisão na Copa Libertadores, acho que o rival acaba tendo um leve favoritismo para esta final do Estadual. O resultado da quarta-feira também deve influenciar diretamente neste confronto. Se o Flamengo vencer e passar de fase, ganha uma motivação extra para superar o cansaço e fazer valer a vantagem do empate para conquistar o 33º título carioca. Mas caso não vença e saia do Maracanã eliminado, aí também terá o abatimento como adversário e aumentaria o favoritismo do Vasco.

Este jogo contra os mexicanos tem tudo para ser bastante complicado. Apesar dos tropeços recentes, o León continua sendo o adversário mais forte do grupo. E neste caso são eles que tem a vantagem do empate para se classificarem. Devem jogar bem fechados e apostar nos contra-ataques. Seria muito importante para o Mengão a volta de jogadores experientes como Léo Moura, André Santos e Elano. O pior panorama possível seria ter que improvisar novamente nas laterais. E a bola parada de Elano pode ser decisiva num jogo em que poucas chances devem ser criadas. Num Maracanã quase lotado, o Flamengo não pode decepcionar novamente. E no mata-mata é outro campeonato.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting