Favoritos Página Principal E-mail
 

Em busca do ideal

Mesmo priorizando a Libertadores, mesmo escalando times alternativos em quase metade dos jogos, mesmo sem encontrar a formação ideal, ainda assim o Flamengo se isolou na liderança do Campeonato Carioca, e segue a passos firmes rumo ao título da Taça Guanabara e da vantagem do empate na semifinal e possível final do Estadual. Este é o fator positivo do nosso time no momento, que serve de motivação para buscar a recuperação na Copa Libertadores, onde o Mengão ainda não pontuou e segura a lanterna do seu grupo. É fundamental vencer os dois próximos jogos no Maracanã, contra Emelec e Bolívar. Qualquer tropeço nestes jogos complicará bastante as nossas chances de classificação.

O que pode atrapalhar o Flamengo na busca por estes resultados é o fato do técnico Jayme de Almeida ainda não ter encontrado a formação ideal. O time ainda carece de um melhor acerto, tanto na arrumação tática, quanto na escalação. Ofensivamente eu até vejo uma evolução, gostei da produção do time na vitória contra o Resende. Mas o sistema defensivo ainda me preocupa muito, todo adversário consegue criar muitas chances de gol contra o Mengão, principalmente nas jogadas pelo alto. A transição da defesa para o ataque melhorou com a volta de Muralha ao time, e com Cáceres a marcação melhorou um pouco, mas não o suficiente. Ainda vejo uma carência de volantes no elenco.

Mesmo na parte ofensiva dá para ser melhor. Acho que algumas mudanças podem fazer o time ter ainda mais poderio na frente. O garoto Mugni até demonstra potencial, mas seu rendimento varia muito ao longo dos jogos. Ainda não conseguiu entender o que é jogar no Flamengo, precisa de tempo. Eu entraria com Gabriel no seu lugar, deslocando o Elano para a meia central, com Gabriel e Everton nas pontas. Acredito que Alecsandro também está merecendo ser mantido na vaga de Hernane, que só conseguiu render em um jogo em 2014. Já o Alecgol tem feito gols regularmente, e sua experiência pode ser fundamental em jogos de Libertadores.

Mas tudo indica que Mugni e Hernane serão titulares contra o Emelec. O que demonstra que o Jayme ainda não está enxergando a melhor forma de armar o time. Talvez seu grande defeito seja insistir com alguns jogadores mesmo quando estão mal. O maior exemplo foi Carlos Eduardo, que demorou uma eternidade para ser finalmente barrado. Fica a torcida para que ele não demore tanto para perceber quem está merecendo ser titular e quem deve ir para a reserva. Espero que o time renda o suficiente para vencer na quarta-feira, os rubro-negros que lotarão o Maracanã não merecem ver o Flamengo fracassar novamente na Libertadores.

Insisto que a edição deste ano não tem tantos times fortes como em outros anos, é uma das mais fracas em anos. Neste panorama o Flamengo tem a obrigação de ao menos ser um dos protagonistas desta Copa Libertadores. Mesmo que não dê para ser campeão (e com este time acho provável que não seja) temos que fazer uma campanha à altura da grandeza do Mais Querido. Com certeza a nação rubro-negra vai estar ao lado do time, como esteve na conquista da Copa do Brasil. E assim o Flamengo é sempre mais forte. O fator Maracanã deve fazer toda a diferença para o nosso futuro na competição. Desde de que o time faça a sua parte dentro de campo.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting