Favoritos Página Principal E-mail
 

Preocupação

Após disputar alguns jogos contra times bem inferiores, o Flamengo enfim teve o seu time versão 2014 testado em jogos contra adversários mais fortes. E o saldo não foi dos melhores: derrotas para Fluminense e León, e uma vitória suada contra o Vasco, na qual o resultado foi alterado por um grave erro de arbitragem a nosso favor. A realidade é que o time ainda não se encontrou nesta temporada. As vitórias contra os pequenos do Rio camuflaram alguns problemas sérios da equipe, principalmente no meio-campo. E agora estes problemas ficaram bastante evidenciados nos duelos contra rivais de alguma qualidade.

Os torcedores “oba-oba” podem encontrar facilmente justificativas para as fracas atuações nos três jogos: contra o Fluminense os jogadores estavam com a cabeça na estreia da Libertadores; contra o León a expulsão do Amaral prejudicou o time; e contra o Vasco estavam cansados pela longa viajem de ida e volta ao México. Não nego que estes fatores realmente atrapalharam o Flamengo nestes jogos, porém algumas falhas e limitações do time não têm relação com isto. Alguns jogadores importantes em 2013, como Wallace, Amaral, Paulinho e Hernane, caíram muito de rendimento neste início de ano. Talvez seja o momento de rever a titularidade de todos estes jogadores, dando oportunidade a Chicão, Feijão, Gabriel e Alecsandro.

As saídas de Elias e Luiz Antonio enfraqueceram o nosso meio-campo, tanto na marcação, quanto na armação de jogadas. Cáceres é um bom marcador, mas nem de longe tem a qualidade do Elias para fazer a transição da defesa para o ataque. Já Elano tem um bom passe e uma bola parada eficiente, mas não tem o mesmo dinamismo do Luiz Antonio. Estamos com um meio-campo mais lento e com menos poder de chegada no ataque. Com a queda de rendimento do Amaral, a marcação também não está sendo eficiente. Este é um dos motivos para time estar sofrendo tantos gols. O outro é o fato de apenas Samir estar bem entre os zagueiros. Erazo começou muito mal, e Wallace não está tão bem quanto em 2013.

A verdade é que esse time atual está mais fraco que o do ano passado. Luiz Antonio não faz tanta falta assim, mas sem Elias o time perdeu muito em qualidade. Talvez mais do que o esperado. Insisto que faltaram três ou quatro reforços para dar uma qualidade maior ao time titular. Principalmente um substituto para o Elias. Nenhum time perde o seu principal jogador e consegue manter o nível só com os jogadores que já tinha. Espero que o Jayme e a diretoria já tenham percebido isto e estejam correndo atrás. Não adianta nada ter um elenco com várias opções se nenhuma delas consegue formar um time titular realmente forte.

Me preocupa muito ver o Flamengo ser dominado por um time de Série B como o Vasco, como aconteceu praticamente durante todo o 1º tempo do clássico do último domingo. É nítido que o time deles melhorou em relação ao que caiu em 2013, mas ainda assim deveria ser inferior ao nosso. Ainda dá tempo para as coisas melhorarem, para a diretoria buscar novos reforços e o técnico Jayme de Almeida encontrar a formação e a escalação ideais para a equipe. Em tempo de conquistar os títulos do Estadual e da Libertadores. Mas é bom que isto seja feito o mais breve possível, pois o sentimento que fica no momento é o de preocupação com todos estes problemas do time.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting