Favoritos Página Principal E-mail
 

Ganhos e perdas

A última semana do Flamengo foi bastante agitada. Não apenas pela reapresentação do time para a pré-temporada, mas também porque enfim a diretoria entrou com mais força no mercado de jogadores. Se antes tínhamos apenas um reforço confirmado, agora já são seis. Alguns me agradaram em cheio, outros eu não conheço muito bem e ao menos um deles não me agrada. Também foram praticamente confirmadas algumas perdas significativas, casos de Elias, que por enquanto permanece no Sporting, e Luiz Antonio, que segue em litígio com o clube. Farei uma análise detalhada de cada caso (como eu já falei em coluna anterior sobre Everton e Léo, vou apenas reproduzir o que foi dito).

Everton – “Achei acertada a primeira contratação para 2014. Everton é um bom jogador, teve altos e baixos na sua primeira passagem pela Gávea, mas no geral acabou sendo bem útil, especialmente na temporada 2009. É um meia canhoto que se destaca pela velocidade e habilidade, sempre atuando pela faixa esquerda. Passou por quatro clubes e com isso ganhou experiência, especialmente na campanha deste ano pelo Atlético-PR. Foi titular e destaque do Furacão nas belas campanhas no Brasileirão e Copa do Brasil. Pode exercer diferentes funções, atua como meia, atacante ou até mesmo lateral-esquerdo, como na campanha do Hexa. Uma boa opção ofensiva para Jayme de Almeida.”

Léo – “Sobre o lateral Léo eu não posso opinar muito. O vi jogar muito pouco, felizmente ele ficou de fora da decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, mas neste aspecto de observação foi prejudicial. O que sei é que se trata de um lateral de características ofensivas, parecido com o Léo Moura. Foi outro destaque do Atlético-PR em 2013.”

Elano – Por enquanto é a principal contratação para 2014. Jogador experiente e de qualidade, com boas passagens por grandes clubes e até pela seleção brasileira. É um meia que atua pelo lado direito, cria jogadas e finaliza muito bem de fora da área. Pode ser uma opção nas cobranças de faltas. Para mim é um reforço com cara de Libertadores, do nível que precisamos para disputar o título. Pesa contra ele o ano ruim que teve no Grêmio em 2013. Fica a expectativa de que possa recuperar seu bom futebol no Flamengo.

Feijão – Outro jogador que não tenho opinião formada, por não tê-lo visto jogar ao vivo. Algumas pessoas que o conhece dizem que é um cabeça-de-área ruim e violento, que abusa das faltas. Outros muitos dizem se tratar de uma boa promessa, com muito poder de marcação e boa chegada no ataque. Vi um vídeo dele que confirma as previsões mais otimistas. Mas raramente dá para confiar nisto, a edição é sempre dos melhores momentos. Melhor esperar para ver ele com a camisa do Flamengo antes de ter uma opinião definitiva.

Erazo – Outro jogador do qual nunca tinha ouvido falar. É exaltado por ser zagueiro titular da seleção do Equador, porém este fato não me diz nada. A seleção equatoriana está longe de ser uma seleção de ponta, e normalmente revela bons jogadores de meio-campo e ataque, não zagueiros. Outro que tem vídeos nos quais demonstra qualidades, mas prefiro vê-lo jogar ao vivo pelo Flamengo para ter uma opinião mais embasada.

Alecsandro – Este eu conheço muito bem, e achei um erro. É um centroavante com características bem parecidas com as de Hernane, só que mais velho e mais decadente. Em outras palavras, é um Brocador em fim de carreira. Preferia que o Flamengo tivesse contratado um centroavante mais jovem e com características diferentes, com maior qualidade técnica. A priori perdemos com a troca de Marcelo Moreno por Alecsandro.

Elias – A cada dia parece mais difícil sua permanência no Flamengo. Agora apareceram possíveis propostas de Atlético-MG e de um clube chinês. Com esta concorrência, o Sporting já teria recusado definitivamente a proposta rubro-negra. Caso confirmada sua saída será uma perda enorme, ficamos sem o nosso melhor jogador em 2013. Espero que usem o dinheiro que gastariam com ele para buscar um substituto à altura, apesar de não enxergar nenhum nome no mercado.

Hernane – Outro dos principais nomes de 2013 que pode estar de saída. Recebeu uma ótima proposta de um clube árabe, e dizem que a tendência é que ele realmente deixe o clube. Caso os 6 milhões de Euros oferecidos fossem 100% para o Flamengo, eu até concordaria com a negociação. Mas ficando apenas com 50% eu acho pouco, diante da importância do Brocador na última temporada. Caso ele saia, precisariam contratar um substituto urgente. Alecsandro de titular não dá!

Luiz Antonio – Este com certeza não fica no Flamengo. Faltou a reapresentação, segue achando que pode se desvincular do clube através da Justiça do Trabalho. Mesmo que perca a ação, não haveria mais clima para ele permanecer na Gávea. A torcida não aceitaria, seria o mesmo caso do Alex Silva: pressão enorme e vaias todo jogo. Caso o Flamengo vença a disputa judicial, deveria utiliza-lo como moeda de troca em alguma negociação por reforço.

Em termos gerais, achei que as contratações ainda não estão no nível necessário para brigarmos pelo título da Copa Libertadores. As perdas de Elias, Luiz Antonio e Hernane têm muito mais peso do que estas seis contratações realizadas até o momento. Vejo o time atual ainda mais fraco que o de 2013. Caso Elias e Hernane permaneçam, e ainda contratem um meia de ligação e um segundo atacante de ótimo nível, aí a situação muda completamente. Então é melhor esperar para ver qual será o saldo final de ganhos e perdas do elenco rubro-negro para este início de temporada. Por enquanto o saldo é negativo.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting