Favoritos Página Principal E-mail
 

Ousadia e alegria

Para início de conversa nesta primeira coluna de 2014, confesso que esperava mais da atual diretoria. Esperava soluções muito mais criativas e inovadoras de homens que são considerados empresários muito bem sucedidos em suas áreas profissionais. Pagar as contas em dia e manter as dívidas sob controle parece um luxo para um clube pessimamente administrado desde sempre. Mas na prática não passa de uma obrigação que só agora está sendo cumprida à risca por uma administração. É o mínimo que se esperava deles. Na realidade está faltado um algo mais, um diferencial que levará o Flamengo a um novo patamar no futebol brasileiro e mundial.

Temos em 2014 a grande oportunidade de retornar a este patamar superior. De voltar aos tempos em que éramos o clube mais temido e vitorioso do Brasil. De conquistar novamente a América e ter a chance de voltar ao topo do Mundo. Vamos participar este ano da Libertadores menos difícil dos últimos tempos. Vários clubes de peso do futebol sul-americano, como São Paulo, Internacional, Corinthians, Santos, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes, Olímpia, Libertad, Colo-Colo, Universidad Católica e LDU, estão fora desta edição. E até mesmo os grandes do México, como América, Chivas, Monterrey, Pachuca e Cruz Azul, também ficaram de fora.

Numa análise inicial dos participantes deste ano, vejo apenas Cruzeiro e Atlético-MG com times muito superiores ao Flamengo atual. Os outros no máximo são ligeiramente melhores. Até mesmo o Grêmio está perdendo jogadores importantes e deverá ir bem enfraquecido para esta Libertadores. Fez um investimento muito alto em 2013 sem ganhar nada, e agora a conta está chegando. Já Botafogo e Atlético-PR são meros coadjuvantes numa competição deste porte. No mais, os argentinos Vélez e Newell’s e os uruguaios Peñarol e Nacional podem dar trabalho, mas diante de um Flamengo forte deverão ser superados sem problemas.

Daí é que vem a grande oportunidade que estamos desperdiçando. Até o momento só temos um reforço contratado (Everton) e outro encaminhado (Léo). E ambos não chegam a empolgar, em princípio são apenas boas opções de elenco. As perdas de Elias, Luiz Antonio e Marcelo Moreno têm muito mais peso que a chegada destes dois reforços. Vamos para a pré-temporada com um time ainda mais limitado que o de 2013. Na minha opinião estão exagerando nesta “política de pés no chão”. Como grandes empresários que são, eles deveriam saber que nenhuma empresa consegue se desenvolver e crescer sem fazer investimentos arriscados em momentos oportunos. E o momento de investir no futebol do Flamengo é agora!

Caso consigam montar um time/elenco forte para esta Libertadores, seremos um dos grandes favoritos ao título. E caso este título venha, virão junto uma enormidade de receitas. O número de sócios torcedores mais que dobraria, muitos iriam aderir a planos mais caros só para garantir seu lugar no Maracanã para a decisão. A venda de produtos oficiais bateria recordes, sem falar no bônus por título da Adidas, nas cotas extras da Globo e nos prêmios da Conmebol. Fariam um alto investimento agora para ter um retorno técnico inigualável com um título internacional, além de recuperar grande parte do dinheiro investido com todos os fatores que citei.

Isso é ter tino empresarial. Muito me surpreende que esta diretoria não tenha esta mesma visão que eu, um simples torcedor e leigo em administração, estou tendo. Parece-me algo óbvio até demais. Parafraseando um famoso cantor da atualidade, eu diria que falta “ousadia e alegria” a este grupo de “notáveis” que hoje administra o Flamengo. Caso não demonstrem agora a competência que todos esperavam deles, deixarão passar a grande oportunidade de marcar seus nomes na história do Flamengo e garantir a continuidade no poder por vários mandatos. Essa Copa Libertadores 2014 tem tudo para ser nossa. Basta Bandeira, Bap, Wallim e cia. quererem.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting