Favoritos Página Principal E-mail
 

Últimos fatos do ano velho

Chegamos aos últimos dias de 2013. Um ano que começou com muita expectativa em relação à nova diretoria que acabara de assumir o Flamengo, passou pelo fracasso no Estadual até o surpreendente título da Copa do Brasil, e termina com a frustração pelo desfecho lamentável do Campeonato Brasileiro no tapetão e com a expectativa por novos reforços visando à disputa da Copa Libertadores no próximo ano. Vamos falar então dos últimos fatos relevantes sobre o Flamengo na última semana deste ano que se encerra.

Achei acertada a primeira contratação para 2014. Everton é um bom jogador, teve altos e baixos na sua primeira passagem pela Gávea, mas no geral acabou sendo bem útil, especialmente na temporada 2009. É um meia canhoto que se destaca pela velocidade e habilidade, sempre atuando pela faixa esquerda. Passou por quatro clubes e com isso ganhou experiência, especialmente na campanha deste ano pelo Atlético-PR. Foi titular e destaque do Furacão nas belas campanhas no Brasileirão e Copa do Brasil. Pode exercer diferentes funções, atua como meia, atacante ou até mesmo lateral-esquerdo, como na campanha do Hexa. Uma boa opção ofensiva para Jayme de Almeida.

Sobre o lateral Léo eu não posso opinar muito. O vi jogar muito pouco, felizmente ele ficou de fora da decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, mas neste aspecto de observação foi prejudicial. O que sei é que se trata de um lateral de características ofensivas, parecido com o Léo Moura. Foi outro destaque do Atlético-PR em 2013. Sobre as acusações da diretoria atleticana de que haveria um aliciamento ao jogador, prefiro esperar o desfecho das negociações. Caso ele venha para o Flamengo, mostra que havia brechas no seu contrato que permitiam a investida da nossa diretoria. Caso contrário, é só o Atlético-PR pagar o que for necessário ao Vitória para exercer uma possível prioridade e garantir a permanência do lateral.

Infelizmente corremos o risco de perder dois titulares importantes na conquista da Copa do Brasil. Luiz Antonio eu diria que já é carta fora do baralho, mesmo que o Flamengo vença a disputa contra ele na justiça. Não haverá mais clima para ele continuar no Mengão. O melhor caminho seria negocia-lo com outro clube, até mesmo como moeda de troca por outro jogador. Que até poderia ser o Elias, outro que corre o risco de não permanecer. O Sporting pede um valor que o Flamengo não tem condições de pagar, e dificilmente outro clube brasileiro pagaria por um jogador não jovem. Até acho que o clube português vai ceder e ele acabará permanecendo. A torcida do Sporting o odeia, é considerado a pior contratação da história deles. O único risco é aparecer outro clube disposto a pagar o que os portugueses querem. Mas a chance disto ocorrer é pequena, até o Corinthians já desistiu.

Sobre o resultado dos recursos no STJD, nenhuma surpresa. Antes mesmo do primeiro julgamento já estava bem claro que a intenção do tribunal era condenar Flamengo e Portuguesa, independente dos argumentos da defesa. Agora resta aos clubes recorrerem em uma instância superior à Justiça Desportiva e reverterem esta decisão. A única coisa positiva nisto tudo é que pelo menos esta situação não provocou o “rebaixamento” do Flamengo (entre aspas, porque tapetão nenhum nos rebaixaria na prática). Fica a lição para a diretoria rubro-negra nunca mais escalar um jogador caso haja uma mínima dúvida sobre suas condições legais para estar em campo. E ainda espero que o responsável por esta atitude amadora seja apresentado publicamente e afastado do Flamengo.

Neste ano de retorno das atividades no Flamengo MTM após quase um ano e meio de “férias”, agradeço a todos os nossos colaboradores e amigos internautas que nos acompanharam ao longo deste agitado ano de 2013 para a nação rubro-negra. Que todos tenham um Feliz Ano Novo, de muitas conquistas do Mengão tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Muito obrigado e Saudações Rubro-Negras!

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting