Favoritos Página Principal E-mail
 

Expectativa para o Brasileiro

No próximo domingo começa o Campeonato Brasileiro 2013 para o Flamengo. Com o status de gigante do futebol brasileiro e com a maior torcida do mundo ao seu lado, era de se esperar que o Mengão sempre entrasse nesta competição como um forte candidato ao título, ou ao menos a uma vaga na Copa Libertadores. Na teoria deveria ser assim, porém na prática infelizmente a situação é diferente. Mais uma vez iniciaremos um Brasileirão com muito pouca perspectiva de brigar pelas primeiras posições. Se tratando de Flamengo sempre é possível uma surpresa, mas com este elenco atual acho muito difícil que isso aconteça.

Com esse time apenas mediano, minha expectativa inicial é de brigar da metade da tabela para baixo. Vejo como candidatos ao título: Corinthians, Atlético-MG, Fluminense e Internacional. E como candidatos a brigar por Libertadores: Grêmio, São Paulo, Botafogo, Cruzeiro e Santos. Todos estes clubes têm times e/ou elencos superiores ao Flamengo. O único grande inferior a nós no momento é o Vasco. Até alguns clubes de médio porte, como Coritiba, Goiás e Vitória, tem tido um desempenho em 2013 que talvez os coloque acima do Mengão. E a partir do momento em que a esperança de melhora recai em seis contratações de jogadores de menor expressão, fica muito difícil acreditar em algo além de fazer o mais breve possível aqueles 46 pontos protocolares para se garantir na Série A de 2014.

Alguns podem dizer que eu sou muito pessimista. Eu prefiro me definir como um rubro-negro diferente da maioria, que costuma se empolgar com qualquer coisa (ou, mais especificamente, com qualquer “reforço”). Tenho muito pouca expectativa em um time que consegue passar sufoco contra um apenas esforçado Campinense. Para realmente qualificar um time destes só com uns cinco reforços de verdade, e até agora só contrataram um (Marcelo Moreno). Os outros mais parecem contratações para atender interesses de terceiros, com a conivência de quem hoje comanda o futebol rubro-negro. Ou alguém é inocente a ponto de achar que o Flamengo tem tantos olheiros assim para achar “talentos perdidos” até na Segundona da Argentina?

Fazendo um exercício de comparação, não vejo o time atual superior ao que no ano passado terminou no meio da tabela, após chegar a brigar contra o rebaixamento. Eu compreendo as dificuldades financeiras que o Flamengo está passando, por isso sigo com meu apoio a atual diretoria. Mas discordo da decisão que tomaram para montar o elenco. Como já disse em outro momento, para mim o melhor caminho seria buscar bons jogadores que estejam encostados em grandes clubes, como o Vasco fez com sucesso em 2011. Naquela lista de dispensas do São Paulo que o Pelaipe desdenhou eu vejo pelo menos uns três nomes que poderiam jogar no Flamengo, e que teriam muito mais chance de darem certo do que Vals e Bruninhos da vida.

Reitero mais uma vez que torço muito para estar errado, tomara que alguns destes reforços desconhecidos sejam as grandes revelações do futebol brasileiro em 2013 e levem o Flamengo ao menos para a Libertadores de 2014. Meu lado fanático quase me leva a acreditar nisso. Mas há alguns anos meu lado sensato vem falando mais alto, e ele me faz ter a certeza de que apenas com esse elenco aí não vai dar. Caso a diretoria não se vire para contratar ao menos quatro reforços mais gabaritados na janela do exterior, infelizmente seremos coadjuvantes mais uma vez.

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS



Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting