Favoritos Página Principal E-mail
 

Vitória com pouco futebol

A minha expectativa antes da partida do Flamengo contra o Corinthians era a melhor possível. Afinal depois de vários meses jogando com um meio-campo recheado de volantes e muitas vezes com um meia improvisado no ataque, enfim a escalação rubro-negra reservava um time com características ofensivas, com um legítimo meia de ligação (Petkovic) e dois atacantes goleadores (Emerson e Adriano). Enfim o Andrade teve coragem de armar o time como a torcida gosta: com uma postura ofensiva, em busca do gol.

Mas com a bola rolando, o que se viu foi um futebol pouco digno das tradições de Flamengo e Corinthians, especialmente no primeiro tempo. O Mengão esbarrava na forte marcação do time alvinegro, e abusava dos erros de passe. Já o Corinthians nem de longe lembrou o time que encantou muita gente com um futebol objetivo e envolvente nos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil. Ficou totalmente desmantelado com a saída dos jogadores que foram para o exterior, e ontem estava ainda mais fraco com outros desfalques por contusão.

Diante da fraqueza do time corintiano, o que se poderia esperar era uma vitória tranquila do Flamengo no Maracanã, mas não foi isso que aconteceu. Marcado individualmente por Jucilei, o sérvio Petkovic pouco foi notado em campo, e mais uma vez o meio-campo rubro-negro se ressentiu de um maior acerto na criação de jogadas. A primeira etapa acabou sendo até um pouco sonolenta, com poucas emoções de ambas as partes. A chance mais clara de gol acabou sendo do Corinthians, num chute rasteiro bem defendido pelo Bruno.

No segundo tempo o Flamengo voltou mais ligado no jogo, e com (enfim) uma boa atuação de Leonardo Moura e os avanços do excelente Willians, ao menos foram criadas algumas boas jogadas pelas pontas. Desta vez a bola chegou bastante para o Adriano em condições de finalização. Mas o Imperador não estava exatamente no seu melhor dia, e acabou desperdiçando quase todas. Apenas quase, pois foi dele o gol que decidiu o jogo, num belo chute da entrada da área que bateu na trave antes de entrar.

Essa vitória deve ser comemorada, ainda mais por ter sido sobre o time do traíra Ronaldo, mas não deve mascarar os erros e os problemas que ainda assolam o time do Flamengo. A defesa segue cometendo erros que, contra um adversário mais forte, poderão ser fatais. E aparentemente o Pet está mais para um ótimo reserva de um meia de ligação que deveria ser contratado. Ainda vai ser muito útil ao Flamengo nesta temporada, com a sua experiência e a velha categoria que o tempo não apagou. Mas com certeza seria muito mais produtivo entrando no segundo tempo, encarando os marcadores mais desgastados.

Fica Emerson!

Foi muito justa a manifestação da torcida no final do jogo pedindo a permanência do atacante Emerson. Desde que entrou no time, o Sheik tem se firmado como um dos principais jogadores do elenco rubro-negro, e não apenas pelos gols marcados e pela habilidade com a bola nos pés. Ele é um símbolo do que a nação rubro-negra espera de um jogador dentro de campo: corre o tempo inteiro, joga com uma raça incrível durante os 90 minutos. Por toda essa dedicação, acaba se destacando mesmo quando não atua bem. Caso realmente resolva voltar para o futebol árabe, será um desfalque daqueles que dificilmente teria uma reposição à altura.

Chances de título

Diante da remotíssima possibilidade do Flamengo ainda conquistar o título deste Brasileirão (somente uma improvável sequência de cinco ou seis vitórias consecutivas colocaria o Mengão na briga), acredito que deveria ser dada a devida importância à Copa Sul-Americana. Pode até não ser o torneio mais valorizado pelos clubes brasileiros, mas é uma possibilidade de título internacional, com uma boa premiação e ainda por cima tendo a oportunidade de eliminar um grande rival logo na primeira fase. Então é bom jogar sempre com a força máxima e partir com tudo em busca desta conquista!

Por Daniel Marques, editor-chefe do site Flamengo MTM


COMENTÁRIOS




Voltar | Topo | Home
Site criado por Daniel Marques. Todos os direitos reservados ©.   
Free Web Hosting